segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A essência


Entrada da quadra natalícia, final de ano, chumbo do constitucional e alguém pergunta quem foi o responsável por cortar a luz, disse cortar e não apagar como quem distingue entre definitivo e reversível, pois claro.
Sim, apesar do advento que até era propício a levantamento deste tempo de marasmo caricaturado de “crise”, vimo-nos todos confrontados com a forte possibilidade de, até ao verão, se descobrir finalmente o segredo para uma linha esbelta e sem gordura (deixem a imaginação divagar por 3 segundos).
Não, não venho escalpelizar sobre os responsáveis dentro e fora de portas deste nosso outrora oásis à beira mar plantado estar murcho e sem água, mas queria aqui e hoje mostrar a minha preocupação sobre os sentimentos mistos e confusos que milhares de portugueses hoje sentem pela primeira vez… ao enfrentarem um trabalho no estrangeiro e serem pela primeira vez rotulados de “novos emigrantes”. A verdade é que este novo êxodo, que alguns rotularam de diáspora, traz em mim as memórias de tempos idos, histórias na primeira pessoa em estações de comboio envolto em malas e saudades de lugares onde não me era reconhecida pertença.
A todos aqueles que neste momento não podem partilhar com a família e amigos o conforto e calor das suas amizades, quero deixar dois votos, que consigam enfrentar esta ausência de ser com a alma e resiliência do nosso povo e que singram contra marés no alcance da felicidade onde se encontrem.

Foto:
Helder Torres – Essência de Portugal – Canon 450D . 50mm . f/22 . 15″ . ISO 100

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aindas as Autárquicas...



Por não querer ser extemporâneo deixei esta breve apreciação sobre as autárquicas em Fafe para as vésperas da tomada de posse da Câmara e respetiva Assembleia Municipal… e sim viveram-se com penosidade, incerteza e insatisfação os dias que se seguiram à eleições, em cada esquina, rua, café ou botequim se discutia vivamente argumentos contra e a favor, mas curiosamente todos em defesa da Democracia!

Por certo, nenhuma força partidária terá gostado do desfecho das eleições no dia 29, o PS obviamente por perder uma maioria e ter de ceder tereno aos rivais, os Independentes por não terem obtido a vitória por margem escassa e o PSD por ter almejado capitalizar a desmobilização do PS e ver esse eleitorado desejoso de mudança refugiar-se noutras paragens (o descontentamento esteve sempre patente nos contactos com o eleitorado e isso posso expressar por experiência própria) restando para análise a dimensão do peso das condicionantes nacionais face às locais. Noutro patamar, o CDS viu a sua chama perder-se em ritmo de tragédia grega, já a CDU manteve-se fiel a si mesma.

Ainda três notas, uma positiva pelo alvoroço pós eleitoral ter tido o condão de promover um esclarecimento geral sobre os procedimentos que envolvem o processo, uma segunda negativa pelo cavalgar da abstenção parecer um movimento imparável, mesmo com movimentos “apartidários”, e por fim uma ultima, mas talvez a mais importante, o amanhã traz um mundo novo e a nova correlação de forças determinará se teremos entendimentos aqui e ali ou se existirão estratégias de estabilidade nos diversos órgãos, no entanto, estas eleições abriram feridas fundas que o tempo provavelmente não sanará…

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

sábado, 28 de setembro de 2013

Caminhar e pedalar pelos bombeiros


 "Caminhar e pedalar pelos bombeiros" é o mote para uma iniciativa que se destina a apoiar os Bombeiros Voluntários de Fafe e tem lugar no próximo dia 5 de Outubro, a partir das 10h00 da manhã.
Os Bombeiros devem merecer todo o apoio dos fafenses, porque estão permanentemente disponíveis para apoiar quem precisa.
  Inscreva-se!
 Participe!
 Colabore!".

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Gravação do debate autárquico 2013

http://www.ustream.tv/channel/rricca

 
Retransmissão do debate "Autárquicas 2013" que fica agora disponível na íntegra (mas dividido em partes)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Debate autárquico - Balanço

Debate autárquico 2013

 
Começar pelo início… a iniciativa foi louvável, bem preparada e executada. Apesar da limitação do espaço e de algumas pessoas (poucas) terem preferido ficar com bilhetes em casa e deixar desesperados quem não tinha lugar cativo. A transmissão online não desiludiu, apesar da ansiedade de quem desde a hora marcada tentava perceber  se existiam falhas técnicas em virtude do atraso inicial.
Assim, foi possível registar uma performance avassaladora de Eugénio Marinho (nada que surpreenda quem esteja com ele na estrada), que ao longo do debate foi capitalizando pontos face aos concorrentes, e embora o debate encontrasse ondas mornas, apenas o Hospital de Fafe provocou algum “frisson” entre Raúl e Eugénio permitindo no entanto mais uma vez demonstrar que mesmo nessa área o candidato “rosa” não conseguiu contrapor a preparação do candidato “laranja” (voltando-se a registar o mesmo no apoio social).
Leonor Castro, assertiva, teve a primeira ovação da noite e também demonstrou competência política e apesar de dizer que tem determinação mas não ambição, foi efusivamente saudada na sua prestação por simpatizantes de outras candidaturas.
Raúl Castro tentou…  mas foi acumulando erros ao longo do debate e no final sentiu o tapete fugir-lhe debaixo dos pés tendo o “sistema operativo encravado”, deixando que Eugénio terminasse em apoteose em ataque à ausência do IPF. Retive a imagem de semblante carregado e da dispersão dos apoiantes à saída do debate… por momentos a imagem do jogador Rui Costa numa final perdida e no meio da festa adversária passa pela minha cabeça.
Manuela  Nogueira não estava confortável, um verdadeiro peixe fora de água, tendo ainda dificuldades acrescidas em gerir o tempo disponível  pelo seu posicionamento no palco… mas saúdo a presença e candidatura de uma mulher!
Pena a falta de comparência do IPF e a impossibilidade de muitos hoje poderem aceder à gravação do debate.
Parabéns! A Democracia, a participação cívica e Fafe ganharam!
Nota sugestiva: a interação com o público não aparecia neste formato mas as questões poderiam ter sido postas em período prévio e selecionadas para introdução dos temas.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cata-vento

 
De entre as várias definições para o cata-vento surge-me logo uma primeira, mais ligada à meninice, onde no alto dos edifícios, enfiada numa haste, uma bandeira ou uma figura indica a direção do vento. Uma segunda, já sem a ingenuidade própria das crianças, associa os mesmos a pessoas volúveis e tem uma conotação bem depreciativa, mas gostaria de salientar uma outra, associada à Marinha, e que indica que se trata do lugar ocupado pelo oficial que dirige a manobra. Acredito, de facto, que chegou a hora de termos novos timoneiros, pois o arrastar de problemas como o saneamento básico ou do parque da cidade não são compreensíveis para os fafenses, sendo urgente injetar gente com capacidade e alma nas próximas eleições autárquicas. Tomei viagem com o Pedro Gonçalves em direção a rumo certo, pois estando os dois desde sempre ligados ao mesmo partido, nem sempre nos revemos nele e nem nele geramos amizade, pois essa criou-se no reconhecimento mútuo da genuinidade e dedicação e assim foi, na minha perspetiva, porque Pedro Gonçalves é um candidato integro e profundamente humano, cuja direção do vento é apenas aproveitada para gerar energia e não, como por demais vezes, para satisfazer pretensões pessoais desligadas do verdadeiro sentido de serviço publico, que frequentemente encontramos pelo caminho em contradições insuperáveis que dão vento à figura do vira casacas.
Sou pela clareza e pela participação cívica, pelo profissionalismo e pela frontalidade, pelo trabalho e pelo respeito, sou pelo partido mas em favor dos fafense e por isso sou mais um por Fafe.

terça-feira, 18 de junho de 2013

FAFE CIDADE DO DESPORTO


 
Chegado o fim deste fim, estou a falar do fim de semana passado e do anterior, será porventura hora de analisar, ou esmiuçar como esteve na moda durante algum tempo, alguns aspetos que ao longo dos últimos dias irradiaram para além das respetivas efemérides.

Estou a referir-me em particular a três eventos que decorreram na Praça 25 de Abril e que mostraram quer as capacidades, quer as debilidades desta nossa cidade de Fafe. A estes eventos somarei o colóquio “Desporto em debate” que decorreu na Casa da cultura, por querer centrar esta análise sobre as potencialidades locais e respetiva capacidade de atração/projeção.

Se por um lado tivemos o espetáculo da presença dos motas do 15º Portugal de lés-a-lés, com animação e esplanadas cheias, por outro lado sentia-se que este público, abonado e curioso dos locais que visita, se sentiam, aqui e ali, perdidos fora da dita estrutura logística acampada no centro. Sim, nesse dia criaram-se muitos episódios envolvendo estes guerreiros da estrada, alguns bem curiosos como um grupo que queria visitar Fafe após o jantar mas foi necessário chamar um táxi de Guimarães para tal...

Ainda a Feira Tradicional do Concelho organizada pelo Rancho Folclórico de Fafe, onde a gente da terra se reencontra no presente com o passado, com presença de alguns “feirantes” de fora, mas que não se consegue, para já, projetar fora do concelho nem ser o motor de um cartaz turístico estratégico.

Mesmo com o S. Pedro aborrecido, tal como o país, a alegria de uns e outros e o reencontro com o centro nestes eventos mostra que será sempre uma aposta ganha a escolha deste local de eleição para todo o tipo de evento. Certo que também ouvi perguntar se faz sentido uma concentração motar e um dia sem carros no mesmo local, mas também não é menos verdade que este espaço pode e deve responder a todo estes tipos de manifestações e o pluralismo é algo a preservar.

Mas regressando ao início desta reflexão: estaremos a explorar todo o potencial turístico da cidade e por arrastamento do concelho? Existe estratégia turística local ou estaremos a dispersar esforços e meio?

Sobre esta última pergunta, e sobre a Feira Medieval promovida pelo Agrupamento de Escolas de Fafe, olhando a que a relação custo benefício deve sempre estar subjacente quando estamos a avaliar iniciativas com apoios públicos, penso que em termos estratégicos a iniciativa não se apresenta como mais valia turística, sobretudo se usarmos por termo comparativo as jornadas literárias, já em termos de inovação pedagógica o Agrupamento está de parabéns, pelo que a realizar-se no futuro uma segunda edição esta deverá concentrar-se num espaço de tempo mais curto ou envolver outras instituições e com melhor divulgação, pois embora a espaços espetacular, a iniciativa careceu de público, publico esse que poderia, diga se de passagem, ser em número superior se não se tivessem incompreensivelmente condicionado o trânsito na praça durante o fim de semana, pois o evento apenas decorreu do lado da arcada.  

Já quanto à aposta no desporto como grande referência do concelho, confesso que a ideia, não sendo minha, ganhou a minha simpatia e faz sentido em várias dimensões, mas em debate revelou-se assustadora a falta de planeamento concelhio para esta área. Por outro lado quando um “atleta” dos desportos motorizados sinaliza que temos de exigir provas com maior duração em benefício da indústria hoteleira, já que estamos a contratar um serviço, temos de estar atentos, pois o mesmo acha que face ao peso da região de turismo do algarve dificilmente voltaremos a ter WRC em Fafe... é pena, pois é em Fafe que outros encontram o local ideal para organizar parte das suas provas.

Qual a sua opinião? Devemos ou não apostar na estadia de turistas ou apenas no bom acolhimento nestes eventos? Precisamos de uma gestão profissional do centro e de um bom centro de informação turística? Estarão os nossos operadores turísticos locais preparados para o que é necessário? Que necessidades são mais urgentes ou estas não existem?

Na minha opinião já temos muitas e boas iniciativas, mas que carecem de um aprofundamento de preparação profissional se quisermos ombrear com o quadrilátero urbano do Minho… mas este espaço também é de discussão, deixe os seus comentários.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ainda o Royal Center



Relativamente à questão do défice hoteleiro em Fafe e à proposta dos responsáveis pela candidatura do PSD à Câmara Municipal em instalar no Royal Center uma unidade hoteleira: este défice foi recentemente assumido pelo atual executivo camarário no Seminário sobre “Turismo de Natureza”, organizado pela Licenciatura em Turismo da ESTF, com o apoio do Turismo Porto e Norte e da Naturfafe, onde foi taxativamente afirmado que face a este mesmo problema tem a câmara “contratado” dezenas de quartos em Guimarães, para alojar staff, atletas e demais pessoas ligadas aos maiores eventos que temos ultimamente acolhido no concelho, nomeadamente Rally, final da Taça de Basquete, entre outros.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Regresso ao passado, o presente e o futuro


 
Quem por este dias circulou por Fafe certamente não terá ficado indiferente ao crescimento micológico dos cartazes alusivos às eleições autárquicas. Sim, porventura será difícil encontrar alguém que não tenha já comentado tão imponentes presenças que nos entram pelas viaturas adentro. A colocação quase simultânea dos cartazes de socialistas e independente poderá ter sugerido a abertura de velhas guerras em vêsperas de apresentação dos últimos, mas para já os apelos são amenos e positivos e assim se desejam para serenidade do evento outonal, por outro lado a profusão de meios à disposição das crianças (e respetivos pais) na praça 25 de Abril em dia de apresentação da referida candidatura independente, apenas pretendia deixar  vincada na memória das mesmas uma tarde de divertimentos bem passada. Sim meus senhores, a campanha está aí, na rua e nas redes sociais, na barbearia e na esteticista, no café e na igreja, não vale a pena olhar para o outro lado, cabe isso sim a cada Fafense ir ajuizando e conhecendo as propostas e os candidatos para depois decidir em consciência.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nota DeZ para o Boletim Informativo da Junta de Freguesia de Fafe


José Mário Silva candidato do PS a Presidente da Assembleia de Freguesia de Fafe...
http://www.noticiasdefafe.com/noticias/jose-mario-silva-candidato-do-ps-a-presidente-da-assembleia-de-freguesia-de-fafe

Regressei ontem a Fafe, mas não foi esta a notícia que me chocou. A surpresa estava escondida na caixa do correio sob forma de Boletim Informativo onde, entre matérias bem mais assertivas, se encontravam condolências a Hugo Chávez… sim condolências para Hugo Chávez pela Junta de Freguesia de Fafe! Mas como por sinal a letra escrita não bastava, foram rematadas por um enquadramento ideológico doutrinário à medida do autor que ladeia e idolatra visualmente o ex-presidente venezuelano entre Jesus Cristo e “Che” Guevara. Terei neste caso de dar várias notas Dez: “Dezastrada”, “Dezcabida”, “Dezconcertante”, “Dezpropositadas” e “Dezrespeitosa” para o comum das pessoas de fé cristã.
Quanto à matéria de facto e sobre o contorcionismo político envolto na notícia, nada terá porventura mais fácil resolução que deixar que o voto determine o futuro, com base no regresso ao passado, onde a sombra do mesmo poderá prevalecer pela sede de protagonismo, ou se porventura teremos finalmente um claro sinal de modernidade ao virar da esquina.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

4ª Marcha do Coração


 

https://www.facebook.com/centromais.centronovasoportunidades#!/events/650547338294625/


PROGRAMA:

· Concentração — 9h00
· Partida — 9h15

MARCHA DO CORAÇÃO — RESTAURADORES DA GRANJA
PERCURSO GUIADO: “Caminhos de S. João da Ramalheira”

· CHEGADA — 12h45
· SURPRESAS no percurso E ALMOÇO LIVRE— 14h30
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Feiras Francas 2013 - PROGRAMA




FEIRAS FRANCAS DE FAFE
SALÃO DA INOVAÇÃO RURAL DO AVE
FEIRA DA CAÇA E PESCA
 
Programa
 
15 maio [Quarta- Feira]
16:30 Arruada de Bombos
17:00 Inauguração ExpoRural
21:30 Concerto Augusto Canário e Amigos
23:30 Concerto C/ ProjetoAparte
00:30 Fogo de Artifício
01:00 Encerramento ExpoRural

16 maio [Quinta- Feira]
08:00 Feira do Gado Cavalar
12:00 Abertura ExpoRural
15:30 Desfile folclore Prç 25 Abril/ExpoRural
16:00 XVI Festival Folclore de Fafe - Ranchos de Arões S. Romão e Rancho de Fafe
22:00 Festival de Bandas de Fafe c/ Castiços, 20 Ver, e Mak Fam
01:00 Encerramento ExpoRural

17 maio [Sexta- Feira]
09:00 Concurso Pecuário ExpoRural, Raça Barrosã e Raça Minhota
10:00 Abertura ExpoRural
14:00 Workshop Minho Emprende, Empreendedorismo na Juventude
15:00 Entrega de Prémios Concurso Pecuário
17:00 Corrida de cavalos a passo travado
20:00 Entrega de Prémios da corrida de cavalos
21:00 Simulacro - Bombeiros Voluntários de Fafe
22:00 Festival de Bandas - The Pend, Muzzl e In Útero
01:00 Encerramento ExpoRural

18 maio [Sábado]
12:00 Abertura ExpoRural
14:30 Largada de Perdizes, Concentração Escola de Ruivães - S. Gens.
15:00Showcooking (A tradição e a inovação de mãos dadas) com Lígia Santos (1.ª Maester chef de Portugal)
          Elaboração de Pratos Tradicionais, recriando com inovação
15:30 Desfile folclore - Praça 25 Abril / ExpoRural
16:00 XVI Festival folclore de Fafe - Ranchos de Paços,
          Regadas e Silvares S. Martinho
21:45 Simulacro - Bombeiros Voluntários de Fafe
22:00 Festival de bandas de Fafe - Onda Curta,
           AM Show e Aronis Show
00:30 Fogo de Artifício
01:00 Encerramento ExpoRural

19 maio [Domingo]
07:30 Prova Santo Huberto
           Reunião 7h30"Largo de Santa Ana",
           Lugar de Vila Pouca - Freg. de Moreira de Rei
12:00 Abertura ExpoRural
15:00 Showcooking (A tradição e a inovação de mãos dadas) com Lígia Santos (1.ª Maester chef de Portugal)
           Elaboração de Pratos Tradicionais, recriando com inovação    
15:30 Desfile folclore - Praça 25 Abril / ExpoRural
16:00 XVI Festival folclore de Fafe - Ranchos de
           Freitas, S.M. Monte e Cepães
20:00 Encerramento ExpoRural


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Repas - Mártir da Luta contra o fascismo


Recriação histórica nas XIII Marchas da Liberdade de Fafe, em Antime.


XIII MARCHA DA LIBERDADE

S. Gens – Quinchães – Antime (Fafe)

25-abril-2013
 
 

Ao chegar a Antime a "PIDE" apresentou-se e o "Repas" foi preso... por duas vezes. Felizmente foi tudo para evocar esse mártir. Viva a liberdade!
 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FAFE DOS BRASILEIROS 2013


"FAFE DOS BRASILEIROS, UM DOS MAIORES EVENTOS CULTURAIS DO NORTE DE PORTUGAL:
(Recriações históricas, mostras etnográficas, feiras de época, Baile de Época, Passeios Públicos, encontro de bicicletas antigas, Parque temático de jogos tradicionais, espétaculo «Com Fafe ninguém Fanfe», arraial, tasquinhas, exposições, cerimoónia da inauguração da Câmara (1913), entre outros acontecimentos...
Vista-se... também com vestidos de época e ajude-nos a construir em Fafe um acontecimento que seja o maior de Portugal, para bem da Cultura, Turismo, Economia e Fafe...
(Alterações no trânsito e outras modificações na cidade. Esteja atento)
VISITE FAFE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA E ASSISTA A ACONTECIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS:::"
 
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Norte e Sul


Rali Portugal 1993 Figueiró dos Vinhos e Campelo

Embalado pelo fado académico, deixei que a minha bagagem se perdesse para este norte de bússola desnorteada, dada a minha condição de nativo gaulês, para encontrar gente frontal mas hospitaleira, que recolhida à sombra matinal do monte longo olha para o mesmo como palco de espectáculos e emoções de sucessivas gerações de gente apaixonada.

Estarei obviamente a falar de rally, não apenas para aflorar o regresso a glorioso passado que por estes dias inflamou a mente e corpo da afición, mas para tocar em algo mais melindroso como a guerra coreana à portuguesa. Sim, essa dos rojões e do xarém ou de “onde deve” o Sr. Jean Todt estacionar a sua autocaravana.
Serei faccioso, não por residir há mais de quinze anos em Fafe, mas por ter vivido alguns anos no pinhal interior onde Chimpeles e Campelo eram rainhas e por esses dias e onde, tal como por cá, as passadas eram apressadas e moviam avidamente legiões de PEC para PEC.

E aqui entra a análise retro, qual jogo bipolar, pois se quero o regresso do WRC, também desejo que o mesmo possa oferecer segurança para quem vai assistir, mas também para quem reside nos espaços de ligação. É certo que hoje deixaremos de tourear os bólides ou perderemos de vez acesso à dose certa de adrenalina, assim, deixo aqui o apelo para que todos tenham noção da preciosidade deste retorno e que o mesmo possa perdurar no futuro.

Agenda das Jornadas Literárias... ainda tanto para ver, ouvir e sentir.





Photos by Manuel Meira, Jesus Martinho and Animações Xombita 2013



22.04
«A terra e o mar» - Comemoração da descoberta do Brasil: relembrar o acontecimento - Escolas e Museus
10:00h - «Roundheads and Cavaliers» pela Avalon Theatre Company - TeatroCinema
21:00h - Apresentação do Livro Rimando por cá de Joaquim Barbosa - Casa da Cultura de Fafe


23.04
Dia mundial do Livro - «Viagem à volta dos livros» - Escolas, Bibliotecas e Livrarias da Cidade
21:00h - Apresentação do livro «Originalidade, Tensão Dramática em José Régio (do texto à narrativa)»
de Maria Isabel Pinto Bastos – Biblioteca Municipal de Fafe


24.04
11:00h - Encontros com Ubaldo Ribeiro - Escolas, Biblioteca Municipal e Teatro-Cinema
21:30h - «Diz-lhes Que Não Falarei Nem Que Me Matem» - TeatroCinema


25.04
«Sentir a Liberdade» – marcha da Liberdade - São Gens, Quinchães e Antime


26.04
18:00h - Inauguração de exposição das crianças «Fafe dos Brasileiros, um outro olhar» - Casa da Cultura
20:30h - Abertura da mostra «Viagens pela nossa terra» e Passeio Público - Centro da cidade
21:00h - «Achamento do Brasil» - Recriação histórica - Centro da cidade
21:30h - «Receção aos Brasileiros Torna-Viagem» - Baile de Época - Club Fafense


27.04
11:00h - «Memórias da Vila» - Centro da cidade
11:00h - Passeio de Bicicletas Antigas - Ruas da Cidade
15:00h - Parque Temático de Jogos tradicionais - Arcada/Jardim do Calvário
19:00h - «Festa Fafense» - Centro da cidade
22:00h - «Com Fafe Ninguém Fanfe»- Recriação histórica - Centro da cidade


28.04
11:30h - Apresentação da Confraria da Vitela Assada à moda de Fafe - Restaurantes de Fafe
13:00h - «Memórias da Vila» - Centro da cidade
14:15h - Recriação histórica «1913: Os “novos” Paços do Concelho» - Centro da cidade
15:00h - Mostra etnográfica «A memória e a gente: o Património» - Centro da cidade
20:00h - «A minha terra é formosa…» - Centro da cidade (Hino de Fafe)


11.05
15:00h - «Obrigado, Fafe» Cerimónia da entrega da Bandeira e certificados - Fafe

quarta-feira, 17 de abril de 2013

XIII MARCHA DA LIBERDADE


XIII MARCHA
DA LIBERDADE
S. Gens – Quinchães – Antime (Fafe)
25-abril-2013

POR TERRAS COM HISTÓRIA

A Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja propõe para o próximo dia 25 de abril de 2013, pelo 13.º ano consecutivo a “Marcha da Liberdade”, este ano inserida nas 4.as Jornadas Literárias de Fafe.
A visita a todas as freguesias do concelho continua ano após ano, dando continuidade à volta pelo interior.
Da Igreja de S. Gens, onde acabou a marcha do ano anterior, até Antime, passando por terras de Quinchães, esperam-nos montes de surpresas entre cores naturais, campos de cultivo e muita ruralidade.
A capela de Santo Amaro (S. Gens), a praia fluvial de Quinchães, a romaria em honra de Nossa Senhora de Antime, a casa do Major Miguel Ferreira, a prisão do Repas, são alguns ingredientes para fazer desta caminhada um dia inesquecível. À medida que caminha não se esqueça de comtemplar e admirar os verdes campos, as levadas, fazendo clik na sua máquina fotográfica para mais tarde recordar
A tudo isto junta-se artesanato, música e simpatia q.b.
Não se esqueça o dia está por nossa conta!
O convite está feito e como dizia o refrão da canção do Zeca Afonso: “traz outro amigo também”! Afinal, entre montanhas, linhas de água e ruralidade, há um mundo que espera por nós porque “somos irmãos das rochas e primos das nuvens”.
Não fique em casa, participe e traga um amigo também!
* * *
Data: 25 de Abril de 2013, quinta-feira (feriado)
09:30 horas: Abertura Secretariado junto à Igreja de S. Gens (parque de estacionamento)
-GPS: N 41º26.823, W 8º08.049
-Estrada Nacional 206 (Fafe – Gandarela)
10:00 horas: Início da Marcha (sem tolerância)
13:30 horas: Previsão da chegada da marcha - Junta de Freguesia de Antime
14:30 horas:
-Convívio Gastronómico, para o qual deverá trazer algum petisco da região e uma pinga (não esquecer a malga).
-Animação musical
Distância a percorrer:Cerca de 9 km
Grau de Dificuldade:Fácil
Duração:Cerca de 3,5 horas
Taxa de Inscrição/Marcha: Efectuadas e pagas até 23 de Abril 2013
-Sócios dos Restauradores da Granja, com as quotas em dia: 2,00 caminhadas;
-Não sócios: 5,00 caminhadas;
-Até aos 16 anos é grátis.
Elementos para efetuar o seguro: nome, data nascimento, n.º BI ou CC e NIF
Não esquecer: roupa confortável e calçado apropriado (levar uma muda de roupa), chapéu ou boné, mochila com água, sandes, fruta, saco para o lixo e a máquina fotográfica.
TRANSPORTE no final da marcha aos condutores para o local do início
* * *
OFERTA: Lembrança para todos os participantes pré-inscritos.
* * *
Organização:
- Restauradores da Granja/Fafe – Secção de Pedestrianismo
Atividade Inserida:
-4.as Jornadas Literárias de Fafe
Apoios:
-Câmara Municipal de Fafe
-Junta de Freguesia de S. Gens
-Junta de Freguesia de Quinchães
-Junta de Freguesia de Antime
-Junta de Freguesia de Fafe
-Naturfafe
-Agrupamento de Escuteiros de S. Gens
-Agrupamento de Escuteiros de Antime
-Operário Futebol Clube de Antime
-Grupo Coral de Antime
-Berci
-Florista Graça
Colaboração:
-Jornal “Notícias de Fafe”
963 215 968 (Nelo Lobo)
938 972 592 (Florêncio Costa)
939 253 134 (Américo Lapa)
919 021 132 (Gabriel Soares)